O Carnaval de Torres Vedras saiu novamente à rua, este ano, com o tema: “50 Anos, 25 de Abril”.
Este foi o mote para celebrarmos a liberdade, os direitos conquistados, por uma sociedade justa e que promova os valores da igualdade, no respeito pelas diferenças, por um carnaval para todos.
O sucesso do Carnaval de Torres Vedras deve-se essencialmente às suas tradições, à sua espontaneidade, à sua criatividade, às suas gentes.
E, por isso, o primeiro agradecimento é a Suas Altezas Reais, os Reis do Carnaval de Torres Vedras, que tão bem representam o evento, os foliões, promovendo desta forma Torres Vedras.
Relativamente ao Corso Escolar, e apesar de o mesmo ter sido interrompido e cancelado devido às condições meteorológicas, agradecemos aos alunos, auxiliares e professores e encarregados de educação, pela sua dedicação e empenho, pela sua criatividade, tornando este momento muito único e especial, sendo o garante da continuidade do Carnaval. Igual agradecimento aos seniores e aos profissionais das IPSS, que tornam este evento de e para todas as gerações.
O Carnaval faz-se também de muita música e animação. Por isso agradecemos aos zés pereiras e aos cabeçudos, aos “cavalinhos”, à Banda Baco, aos DJ’s que animaram milhares de foliões nas ruas e praças e a todos os grupos de música e percussão que deram alegria a esta festa.
Agradecemos às associações carnavalescas, aos grupos do concurso de mascarados e aos grupos com carros espontâneos, mas também aos construtores dos carros alegóricos e do monumento.
E agradecemos aos milhares de visitantes e foliões anónimos, que fazem desta uma enorme festa, a qual reflete a identidade coletiva dos torrienses.
Para que os foliões se possam divertir e regressar a casa em segurança, centenas de profissionais desempenham o seu papel na organização deste evento. Por isso agradecemos à PSP, à GNR, à Prosegur, aos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, à Cruz Vermelha, ao Centro Hospitalar do Oeste, ao Centro de Saúde de Torres Vedras (Unidade Local de Saúde do Oeste), ao ICAD (Instituto para os Comportamentos Aditivos e Dependências), ao INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) e ao Serviço Municipal de Proteção Civil.
A limpeza do recinto e da cidade está a cargo da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e das empresas privadas contratadas para o efeito. A todos os seus trabalhadores, o nosso obrigado.
Um agradecimento também a todas as pessoas que colaboram na organização do evento e a todas as empresas fornecedoras, empresas parceiras.
E um agradecimento muito especial aos trabalhadores da Câmara Municipal de Torres Vedras, da empresa municipal Promotorres e dos SMAS, que trabalharam durante semanas, alguns meses, para que o evento se realize e com sucesso.
Agradecemos aos patrocinadores Super Bock, Paladin, Arena Shopping, Inseparable Gin e Carby. À televisão oficial TVI e à radio oficial RFM. E ao apoio da Vimeiro, da KP World e da Valorsul.
Agradecemos aos órgãos de comunicação social, às agências noticiosas e aos jornalistas locais, nacionais e internacionais – porque levam o nosso carnaval a todo o mundo.
A terminar, o nosso agradecimento generalizado a todos os que viram as suas vidas alteradas pela realização do evento, mas também a todas as instituições, empresas e cidadãos torrienses que tão bem souberam receber aqueles que nos visitaram.
Viva o Carnaval de Torres Vedras!