O primeiro corso diurno saiu à rua neste domingo, dia 2 de março, onde os carros alegóricos e o carro dos Reis atraíram as atenções dos foliões que quiseram vir e sentir a folia da cidade de Torres Vedras.
Seis carros alegóricos, em que cada um se refere a um determinado tema de acordo com a sátira carnavalesca habitual e ainda o carro dos Reis, levando Suas Altezas Reais a todos os foliões.
A política local foi assinalada no carro “Amigos de Santa Cruz”, em que figuras do executivo municipal são caricaturadas; A política nacional também está presente e o foco é as eleições em Portugal que resultaram num governo minoritário liderado por Luís Montenegro; A política internacional não poderia faltar, onde os líderes mundiais priorizam interesses egoístas e lucros ilícitos provenientes da guerra, ignorando o sofrimento humano; o desporto é assinalado pelo fanatismo no que diz respeito ao futebol em Portugal, ocultando questões sociais e políticas; o tema livre é retratado pelo Zé Povinho que está a ser queimado na fogueira da Inquisição moderna por discordar da ideologia dominante e, por último é o carro alusivo ao tema deste ano, “50 Anos, 25 de Abril”, onde é simbolizado a ironia de uma Revolução de Abril inacabada. Para além destes, o carro dos Reis faz parte do corso, levando Suas Altezas Reais a todos os foliões.
Ainda, associações carnavalescas, cabeçudos, zés-pereiras, bombos, cavalinhos e os 36 grupos de mascarados juntaram-se ao corso e fizeram a festa toda a tarde junto dos milhares de foliões.
Ao final do dia, os carros espontâneos também entraram no corso com a alegria e sorrisos contagiantes. Para o dia ser completo, o Tó’Candar Paladin, com a Banda Baco recordou algumas das músicas carnavalescas mais emblemáticas.
A folia continua, porque a noite de hoje contará com a presença dos DJs Carnaval nas praças Super Bock (Jardins de Santiago), Paladin (Mercado Municipal) e Praça Dr. Alberto Avelino.
O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres. Conta com o patrocínio da Super Bock, Paladin, Arena Shopping, Inseparable Gin e Carby. Tem o apoio da: Vimeiro e da KPWorld. A televisão oficial é a: TVI; A rádio oficial é a: RFM; E conta com o apoio institucional: Turismo de Portugal e Oeste Portugal. A certificação ambiental, Ecoevento, é atribuída pela ValorSul.