Infelizmente o Corso Escolar previsto para hoje teve de ser interrompido. O Corso Escolar é reconhecido como um dos pontos altos do Carnaval de Torres Vedras. Este desfile é organizado a pensar nas crianças, com o objetivo de proporcionar bons momentos de interação e de aproximação ao Carnaval de Torres Vedras. Rapidamente se espalharam nas redes sociais ideias, sugestões e mitos sobre alternativas à realização do Corso Escolar.
A Expotorres não pode ser plano B?
Esta mudança não pode ser considerada como alternativa, desde logo porque um dos pavilhões, o Pavilhão Expo, está afeto ao posto médico avançado, e o outro, o Pavilhão Multiusos, tem capacidade máxima em pé para 4.500 mil pessoas (metade dos participantes no Corso Escolar). Não seria possível desfilar ou ter público nestas condições. A estes constrangimentos, acresce a logística de transporte das crianças, que envolve 50 autocarros em viagens circulares.
Por que motivo o Corso Escolar não foi cancelado antecipadamente?
Tendo em consideração que as previsões meteorológicas indicavam baixa probabilidade de chuva durante o período da manhã de hoje, foi tomada a decisão de manter o Corso Escolar. No entanto, devido ao agravamento das condições meteorológicas, foi necessário interromper o desfile que já tinha tido início, assegurando o bem-estar e a segurança das crianças.
A complexidade logística deste desfile, que envolve cerca de 8 mil participantes, do ensino pré-escolar ao ensino secundário, e mais de um milhar de acompanhantes, leva a que a decisão de cancelar o mesmo tenha de ser tomada muito antes de se iniciar o processo de transporte das crianças para a Cidade.
E não se pode realizar o desfile em cada escola?
Sim, é possível. Aliás, aconteceu na edição de 2024. Mas o Corso Escolar é uma grande festa que conta com 9 mil participantes ativos e cerca de 20 mil pessoas no público, o que é impossível de replicar nas escolas. Além disso, a complexidade logística leva a que a decisão de cancelar o mesmo tenha de ser tomada muito antes de se iniciar o processo de transporte das crianças para a Cidade, que já tinha tido início.
E por que motivo não se pode alterar rapidamente a data?
A realização dos corsos do Carnaval de Torres Vedras implica uma vasta logística de infraestruturas e de segurança e socorro. Os restantes corsos têm uma configuração distinta do Corso Escolar, que tem o percurso mais longo.