09.03.2022

Carnaval de Torres Vedras foi assinalado em contexto pandémico

Em contexto adverso, decorrente da situação de pandemia que (ainda) se vive, o Carnaval de Torres Vedras não deixou este ano de ser assinalado, embora num formato diferente, que apelou de forma particular a uma reflexão sobre a história e identidade do evento.

A primeira ação do programa da edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras foi a instalação do respetivo monumento, na Praça da República, no início de fevereiro. Esse monumento homenageou de forma particular figuras que, ano após ano, contribuem para a realização do “Carnaval mais português de Portugal”, sem descurar a sátira ao panorama político e social nacional. No dia 11 de fevereiro foi transmitido, por meio da página de Facebook, do Instagram e do canal de Youtube do Carnaval de Torres Vedras, um vídeo que deu a conhecer os bastidores da construção do Monumento ao Carnaval de Torres Vedras deste ano.

Não muito longe do local onde se pôde observar o mesmo, na praça fronteira ao Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, foi instalada, por seu lado, no dia 21 de fevereiro, uma exposição fotográfica intitulada Cidade Carnaval, a qual aborda os diferentes momentos do programa do Carnaval de Torres Vedras.

Também tendo subjacente o objetivo de promover a reflexão sobre este evento, realizou-se, na noite do dia 20 de fevereiro, no Centro de Artes e Criatividade, a antestreia do documentário Matrafonas, da autoria de Mariana Castelo Branco. A exibição desse documentário foi repetida nos dias 26 e 27 de fevereiro e 1 de março, no mesmo local. Nessas sessões contabilizaram-se cerca de 100 presenças.

Também no dia da antestreia do referido documentário, mas à tarde, foi realizada uma visita-guiada ao Centro de Artes e Criatividade, equipamento municipal que tem como missão o estudo e a valorização do Carnaval de Torres Vedras. Nessa atividade proporcionou-se um novo olhar sobre a exposição permanente Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade, tendo a visita incluído ainda uma passagem pela exposição temporária Carnaval Desenhado. Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro e 1 e 2 de março proporcionou-se novas visitas gratuitas a estas exposições, tendo no âmbito dessa iniciativa se verificado 439 entradas.

Já no dia 22 de fevereiro à noite, a partir da Praça da República, realizou-se o programa “Cidade Carnaval”, o qual juntou numa mesma emissão o jornal Badaladas, a ON FM, a RadiOeste, a Torres Vedras Web e a RTVON. Figuras marcantes do Carnaval torriense e representantes de associações carnavalescas torrienses, da Câmara Municipal e da empresa municipal Promotorres passaram por este programa que celebrou “o Carnaval mais português de Portugal”. “Cidade Carnaval” foi transmitido por meio da página de Facebook do Carnaval de Torres Vedras, sendo que se registaram cerca de 21 mil visualizações online deste programa.

Igualmente tendo subjacente o objetivo de promover a reflexão acerca da identidade do Carnaval de Torres Vedras, decorreu na tarde do dia 26 de fevereiro, no Centro de Artes e Criatividade, a tertúlia “Estórias do Carnaval”, a qual teve como participantes Alfredo Reis (Chanceler da Real Confraria do Carnaval de Torres e antiga Rainha do Carnaval de Torres Vedras), António Carneiro (antigo vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal e antigo presidente da comissão organizadora do Carnaval de Torres Vedras) e João Brandão de Melo (antigo rei do Carnaval de Torres Vedras), os quais partilharam na ocasião várias e divertidas histórias carnavalescas. Esta tertúlia foi transmitida por meio da página de Facebook, do Instagram e do canal de Youtube do Carnaval de Torres Vedras, tendo se contabilizado cerca de 7 mil visualizações online da mesma.

Outra atividade incluída no programa da edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras foi a exibição da minissérie carnavalesca Torres Vedras, Cidade Carnaval. Com participação de todas as associações carnavalescas torrienses, esta minissérie, que abordou o Entrudo torriense e as suas tradições, consistiu em quatro episódios, os quais foram transmitidos nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro e 1 de março, por meio da página de Facebook, do Instagram e do canal de Youtube do Carnaval de Torres Vedras. Foram contabilizadas cerca de 47 mil visualizações desses episódios.

O olhar dos mais novos sobre o Carnaval de Torres Vedras não foi esquecido na programação da edição de 2022 do evento, tendo, nesse âmbito, sido transmitido no dia 25 de fevereiro, também por meio da página de Facebook, do Instagram e do canal de Youtube do Carnaval de Torres Vedras, o vídeo O Carnaval para os pequenos foliões. Foram contabilizadas cerca de 16 mil visualizações desse vídeo, o qual conta com a participação da Creche do Povo, da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e das escolas básicas de Monte Redondo e de São Pedro da Cadeira.

Também no âmbito do programa da edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras, tem estado a ser executado, perto do Centro de Artes e Criatividade, um mural intitulado O Carnaval, da autoria de Nuno Saraiva, o qual alude a figuras relacionadas com as diferentes fases históricas pelas quais passou o quase centenário “Carnaval mais português de Portugal”.

O Carnaval de Torres Vedras regressará em 2023 para um ano de festividades, de forma a se celebrar o seu centenário