21.02.2020

Carnaval de Torres Vedras: instaurada a monarquia, tem início a folia

O Carnaval de Torres Vedras teve, esta noite, um dos momentos mais esperados pelos foliões torrienses. Milhares de pessoas concentraram-se junto à Estação Ferroviária de Torres Vedras para receber os Reis do Carnaval de Torres Vedras, Dom Magickú D'Aragonês do Pincel Encantado e Dona Ariel da Piriquita Safadinha Dápatodos.

Terminada a viagem de comboio, Suas Altezas percorreram o centro da cidade na sua carruagem, saudando o povo folião ao longo de uma viagem em que foram acompanhados por Zés Pereiras e cabeçudos, pelas associações carnavalescas (Marias Cachuchas, SacÁdegas, Lúmbias, Ministros & Matrafonas, Fidalgos e Real Confraria do Carnaval de Torres), mas também pelas Flauzinas, pelas Majorettes de Wellington e pelas bandas de música OSGA e Banda Real da Ribaldeira. O momento contou ainda com a presença do grupo "Vigilância à Portuguesa", um dos grupos de mascarados premiados no ano passado.

A "pompa e circunstância" que o momento exigia tomou conta da entrada do edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, onde o Chanceler da Real Confraria entronizou Suas Altezas, que de príncipes passaram a reis do "Carnaval mais português de Portugal". Seguiu-se a leitura do Decreto Real que, para gáudio da multidão, terminou com uma das regras mais importantes: "continua a ser proibido apalpar Sua Majestade, a Rainha."

Antes de entregar o destino da cidade aos Reis, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, "sacou" do baralho de cartas para começar por deixar "uma saudação especial a todas as associações e grupos carnavalescos." A última carta do baralho - um ás de copas - reservava um "viva ao Carnaval de Torres!", seguido do momento em que os Reis do Carnaval receberam as chaves da cidade das mãos do autarca.

Uma das primeiras medidas dos Reis do Carnaval de Torres Vedras consistiu em condecorar Janet Lloyd, presidente da Câmara Municipal de Wellington - cidade inglesa geminada com Torres Vedras -, como Duquesa do Carnaval de Torres Vedras. Janet Lloyd recebeu, ainda, a Medalha da Cidade de Torres Vedras.

Para que esta monarquia foliona se instaurasse por completo, restava apenas que Suas Altezas subissem à varanda do edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, para saudar uma Avenida 5 de Outubro repleta de gente. Foi hasteada a bandeira da Real Confraria do Carnaval de Torres, a Rainha celebrou com Sagres, patrocinador do evento, dando "banho ao povo folião". Um "viva ao Carnaval de Torres" selava o final da entronização dos Reis do Carnaval. As bandas começaram a tocar e os Reis juntaram-se ao povo folião, seguindo em desfile até à Praça da República.

Num primeiro dia marcado pelo Corso Escolar, pelo Baile de Máscaras Tradição e pela Vistoria Real ao Centro de Artes e Criatividade, a primeira noite de folia continua agora nos palcos localizados na Praça Machado Santos e na Praça Sagres (Jardins de Santiago). É ali que os DJ's Carnaval prometem fazer dançar até às 4h00.

Este sábado o destaque vai para o corso noturno, com início às 21h00, onde todas as atenções estarão viradas para o Concurso de Grupos de Mascarados e para o Tó'Candar PALADIN.