O Carnaval de Torres Vedras, o mais português de Portugal, regressa, de 1 a 6 de março, com um programa recheado de diversão e muitas novidades. O Corso Escolar, os corsos diurnos e noturnos, o ARRAIAL FEST e a música nos palcos espalhados pela Cidade são alguns dos momentos que dão forma à edição de 2019.
Na sexta-feira, 1 de março, o dia começa cedo, às 9h30, com os mais novos a desfilarem no Corso Escolar. A partir das 14h30, é a vez de os seniores fazerem a festa no Baile de Máscaras Tradição, que este ano se realiza à sexta-feira, no Pavilhão Multiusos, na Expotorres. A celebração continua com a cerimónia de entronização dos Reis, às 22h30, e a animação nos palcos instalados na Praça Machado Santos e na Praça Sagres.
No sábado, dia 2 de março, realiza-se o Corso Noturno e o Concurso de Grupos de Mascarados, a partir das 21h00. São dezenas de grupos vestidos de acordo com o tema “Made in Portugal” que enchem de cor e criatividade o perímetro do Corso. E porque o Carnaval de Torres Vedras é uma festa do povo para o povo, o público vai poder votar nos seus preferidos de forma mais fácil e rápida através da aplicação do Carnaval de Torres Vedras.
As novidades continuam no palco instalado na Praça Dr. Alberto Avelino, onde a partir das 22h30 se realiza o ARRAIAL FEST. No ano em que o Carnaval torriense tem um tema 100% português, a festa faz ao som de música popular portuguesa. Rosinha é a primeira a atuar neste palco, onde a animação continua na segunda-feira.
Todas as noites, há música nos diversos palcos espalhados pela Cidade e sábado não é exceção, com Dj’s a atuar na Praça Machado Santos, na Praça Sagres e no Mercado Municipal.
No domingo, 3 de março, o Corso Diurno sai à rua, a partir das 14h30. Carros Alegóricos, grupos de mascarados e cabeçudos desfilam pelas ruas ao som dos bombos dos zés pereira. Nesta edição, a festa estende-se até às 23h00, com o Desfile de Carros Espontâneos a prolongar-se até a essa hora.
A animação prossegue noite dentro, com os Dj's a tomarem conta da multidão nos palcos instalados na Praça Machado Santos e na Praça Sagres.
Na segunda-feira, 4 março, a partir das 21h00, realiza-se o Corso Trapalhão. Como o próprio nome revela, trata-se de um desfile sem regras, caoticamente organizado, onde todos podem participar. A partir das 23h00, decorre o Concurso de Matrafonas que, este ano, desfilam na passerelle instalada em frente à Câmara Municipal de Torres Vedras, na Avenida 5 de Outubro.
Esta é também a última noite do ARRAIAL FEST, com o Saúl a subir ao placo da Praça Dr. Alberto Avelino, a partir das 22h30. A animação, como já é habitual, continua nos palcos instalados na Praça Machado Santos, Praça Sagres e no Mercado Municipal.
Na terça-feira, 5 de março, regressa o Corso Diurno, às 14h30. A última oportunidade para ver os Carros Alegóricos e dançar ao som dos bombos dos zés pereira e do Tó’Candar.
O Carnaval termina, assim, no dia 6 de março, quarta-feira de Cinzas, com a tradicional queima do boneco representativo do Rei, conhecida como o Enterro do Entrudo, seguida de fogo de artifício.
Ao longo destes seis dias de folia, a preocupação com a sustentabilidade ambiental é uma constante. Em 2019, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume, uma vez mais, o compromisso de reduzir o impacto ambiental resultante da realização do Carnaval através da participação na iniciativa Eco Evento Valorsul.
Nesta edição, também a segurança vai ser reforçada com revistas nas entradas dos corsos diurnos e noturnos. É ainda proibida a transação de bebidas em garrafa de vidro e/ou plástico recorrendo para o efeito exclusivamente a copos de plástico, ou papel ou eco-copo.