Foi ao som de uma estreia no Carnaval de Torres que teve início o Corso Trapalhão de 2017.
Acompanhados também por novos Cabeçudos, o grupo de percussão Bardoada de Pinhal Novo deu os rufos iniciais seguidos por coreografias para o corso com mais intervenção popular do Carnaval de Torres Vedras.
Foram ao todo 15 os carros espontâneos que este ano participaram no Corso Trapalhão, como sempre satirizando a atualidade social e política.
Para além daquele grupo de percussão, outros dois estrearam-se esta noite no Carnaval de Torres, mais concretamente o da associação bracarense Ida e Volta e os Bombos da Terra, estes de Torres Vedras.
Outros dois grupos de percussão familiares do Carnaval de Torres estiveram no corso: foram eles os também torrienses Rufinhos e os bombos de Santa Maria de Jazente, de Amarante. Os Ribombar tinham estado anteriormente.
Também neste Corso Trapalhão estiveram os habituais “cavalinhos”, pequenos grupos musicais criados a partir das bandas filarmónicas do concelho.
De resto, como é habitual, uma multidão anárquica de mascarados juntou-se a este corso, vislumbrando-se no mesmo alguns grupos carnavalescos como as Flauzinas e as Lúmbias.
Também os Reis apareceram no seu carro a saudar a multidão e a mostrar que apesar de tudo ainda há uma monarquia a garantir o irregular funcionamento das instituições por estes dias. No entanto foi o Tócandar que levou ao rubro a multidão de foliões que seguiu euforicamente este palco de concerto andante a partir da meia noite e pelas horas seguintes.
Pelo meio realizou-se mais um concurso de matrafonas, a personagem típica do Carnaval torriense, figurão que satiriza o "glamour" feminino e que adquire um crescente humor à medida que em si é visível um maior paradoxo de género. 78 participações foram contabilizadas neste concurso que teve como vencedor(a) Abílio Silva. Paulo Miranda e Rodrigo Pinheiro obtiveram os 2.º e 3.º prémios, respetivamente, tendo ainda sido atribuída uma menção honrosa a Miguel Costa.
O Carnaval de Torres prossegue com o seu habitual corso diurno de 3.ª feira de Carnaval que será presenciado pelos embaixadores do Japão e da Índia.
Não fique em casa e venha sentir a "energia positiva" do Carnaval de Torres!